sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Diogo Lopes



Tive muito receio de escrever sobre esta região tão pouco conhecida pelos potiguares e brasileiros. Encontro de mar, dunas e caatinga, Diogo Lopes é um santuário ecológico localizado no município de Macau, no Rio Grande do Norte.



Nesta comunidade está a sede da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão – a única deste tipo no RN. A RDS foi constituída em 2003 a partir da luta dos moradores das comunidades de Diogo Lopes e Barreiras pela preservação ambiental, com o apoio de algumas instituições públicas e privadas.




O receio de divulgar esta área existia devido ao medo de estimular o turismo exploratório. Atualmente, contudo, os moradores da região estão preparados para receber pequenos grupos, com enfoque no desenvolvimento sustentável.



As ilhas e os manguezais da RDS Ponta do Tubarão deixam os visitantes extasiados diante de tamanha beleza selvagem. Os anfitriões – jovens e pescadores – têm o dom da hospitalidade. A culinária, baseada em pescado, completa o quadro do paraíso.


Todas as fotos são de Sônia Furtado:
http://flickr.com/photos/sonia_furtado
Dica de hospedagem:
Hospedagem Domiciliar Pousada do Élio
Reservas com antecedência de 05 dias
Grupos de no mínimo 12 e no máximo 20 pessoas.
Contato: 84 3251-9130 e 9963-1504
Dica de música:
Cantoria 1 e 2 com Geraldo Azevedo, Xangai, Elomar e Vital Farias

Nenhum comentário: